terça-feira, 9 de outubro de 2012

Composição Fotográfica

Foco



Foco ajustado manualmente em mais ou menos 1 metro, para enfocar o objeto no primeiro plano e desfocar os objetos do plano de fundo.


Neste caso o foco foi ajustado na proporção infinita, com o objetivo de desfocar o objeto do primeiro plano   e enfocar os objetos do plano de fundo.

Na criação destas fotos aproveitamos um espelho de grade proporção, que permitiu que  Rosilei  fosse o objeto do primeiro plano e ao mesmo tempo junto com Romielle através do reflexo do espelho, fossemos os objetos do plano de fundo enfocado e desfocado.


Moldura


As linhas do corpo fazem um contorno formando uma moldura na imagem ao fundo com a Ponte D. Pedro e o Rio Paraguaçu.


Assim como a foto anterior, as linhas do corpo fazem uma moldura em torno da paisagem de fundo com os barcos no Rio Paraguaçu.


Neste caso o contraste entre a sombra interna e a luz do dia, junto com o portal formam uma moldura na paisagem do plano de fundo.

Harmonia geométrica


A linha vertical junto com o declínio e a perspectiva formam uma harmonia geométrica semelhante a um triângulo. As cores branca, rosa e vermelha também contribuíram esteticamente para a harmonia.


Esta foto foi feita em plongé, e as linhas verticais especialmente a central junto com os pontos de encontros das arestas do telhado, cria uma sensação harmoniosa de estreitamento geométrico.

Em meio as diversões proporcionadas por um trabalho fotográfico em campo, a realização desse exercício só foi possível mediante muita caminhadas pelas ruas de Cachoeira, no intuito de buscar uma paisagem e/ou elementos adequados como pode ser visto no exercício de moldura, ou uma estrutura diferenciada como pode ser vista no exercício de harmonia geométrica, ou ainda um local especial que proporcionasse uma experiência nova como pode ser visto no exercício de foco. Os exercícios tem como resultados além das fotos,    a apuração de nossos sentidos, percepção e olhares, a repeito do mundo e coisas a nossa volta. Enfim, desta experiência extraímos conhecimentos que levaremos para nossa vida e carreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário