sábado, 26 de maio de 2012

Posição dos objetos

Regra dos terços

Centralizada

Plongé

Entrando na cena

A composição é formada por uma belíssima paisagem, em que uma pessoa na extremidade direita está entrando na cena, usufruindo da briza que bate em seu rosto e aproximando-se da água  para se banhar,  e assim deleitar-se da beleza natural. 

Atentar para a posição dos objetos na fotografia é muito interessante, pois ao enquadrar os diversos elementos levando em consideração a Regra dos terços, Centralizado, Plongé ou Contra Plongé que é a pegada da câmara por baixo ou por cima, ou a figura principal entrando ou saindo da cena, pode influenciar no resultado final da fotografia, criando uma composição mais agradável. A experiencia em produzir fotografias com estes conceitos, foi muito interessante e satisfatória, ao observar como fatores técnicos podem dar qualidade a fotografia.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade pratica com “Obturador” lento e rápido.

Obturador em 1/4 de segundo “lento”:

Obturador em 1/1125 de segundo “rápido”:


Obs.: O conceito de produzir fotografias com o ajuste das diversas velocidades do obturador nos proporcionou uma experiência muito legal, pelo fato de termos que imaginar e testar alguns movimentos, na maioria inusitado, na tentativa de obter os resultados esperados. Porém, lamentamos o fato das duas ultimas fotografias não terem apresentado grandes diferenças, em relação ao resultado, talvez pelo fato de terem sido tiradas de bem perto, pois o ajuste no obturador foi feito corretamente. Ainda assim ressalto que a experiência foi singularmente divertida.

Ligth Point

Tempo de exposição maior (obturador aberto por 4 segundos).
Desenho de luz no ar.

Desenho de luz no ar.

Automóvel em movimento na rodovia.

Luz parada e câmera em movimento.

As fotografias do Ligth Point foram feitas com uma maquina digital simples, com o tempo de exposição regulado para o máximo (4 segundos), em que nós pudemos fazer varias experiencias fotográficas, e em lugares diferentes, observando os diversos efeitos proporcionados pela técnica. A experiencia em produzir fotografia com este conceito foi muito legal, além de estimular bastante o impeto criativo, lamentando apenas o fato de ficar limitado aos 4 segundo de exposição da maquina digital simples.

sábado, 5 de maio de 2012

Denotação e Conotação

Olhando para o céu.

Braços abertos.


Para criar o conceito de denotação e conotação, optamos por fotografar em locais, onde as características estruturais nos possibilitaram fazer a composição, ainda que de forma simples, utilizando apenas em uma das fotografias, um elemento acrescentado (setas), indicando duas portas.
A primeira fotografia foi feita em um local aberto, tendo uma construção ao lado, onde uma pessoa estando encostada olha para o céu. Esta preocupada, pensativa, apaixonada, observando o céu estrelado! A segunda fotografia também foi feita em um local aberto tendo ao fundo uma arvore sem folhas, e uma pessoa na frente de braços abertos. Esta fugindo, se equilibrando em uma corda, vai pular para o chão! Já a terceira fotografia foi feita em um local, em que a estrutura tinha barras de ferro verticais, onde uma pessoa está posicionada atrás delas. Ele cometeu um crime, está preso, foi condenado, esta arrependido! E a quarta fotografia foi tirada em um local em que a estrutura tinha duas portas paralelas, onde colocamos duas setas apontando para as portas, e uma pessoa está posicionada entre as portas, olhando para as setas. Não sabe em que porta deve entrar!
Obs.: As fotografias não ficaram boas, porque, estávamos sem maquina fotográfica e decidimos fazer com a câmera de um celular.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fotografia - Enquadramentos e Planos

Grande Plano Geral


Plano Geral



Plano Conjunto



Primeiro Plano



Close-up



Plano Detalhe

terça-feira, 17 de abril de 2012

Luz na fotografia


De acordo com o proposto, montamos um mini-estúdio utilizando uma cartolina preta no fundo do cenário, com dois rebatedores de luz feitos de papelão encapado com papel alumínio, os quais por problemas técnicos foram substituídos por cartolinas brancas. Utilizamos também três focos de luz (uma lanterna e duas velas), na iluminação do mini-estúdio, os quais pela direção do feixe de luz geravam múltiplos efeitos de composição visual.


Tendo uma miniatura de boneca de porcelana (bibelô) como modelo, tiramos varias fotografias obtendo os seguintes resultados:

Luz frontal

 Utilizamos um feixe de luz frontal o qual fez com que o busto negro da miniatura ficasse chapado e se fundisse com o fundo do estúdio.

Luz frontal e lateral

  Utilizamos um feixe de luz frontal e outro lateral, podendo observar que o busto começa a ganhar volume e contornos, tendo um leve destaque em relação ao fundo do estúdio.

Luz rebatida

Utilizamos três feixes de luz rebatida, podendo observar claramente a ausência de sombra, notando também que o busto negro da miniatura se destaca por completo em relação ao fundo do estúdio.

Luz frontal e de fundo

 
 Utilizamos dois feixe de luz rebatida e um terceiro feixe de luz no fundo do estúdio, incidindo sobre a parte de traz da miniatura, criando um efeito de contorno brilhante.